Vereador Valdir Alvarenga

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Prefeitura lança dois programas sociais na cidade

A Prefeitura de São José dos Campos lança nesta quarta-feira (26) dois programas de grande alcance social, que beneficiarão a população de baixa renda do município: o Social Alimenta e o Social Educa. O lançamento será às 14h no auditório do 7º andar do Paço Municipal.
O Social Alimenta vem para garantir alimentação às famílias de mais baixo poder aquisitivo, por meio de repasse de auxílio financeiro via cartão eletrônico. Seu uso será exclusivo para aquisição de gêneros alimentícios no comércio local.
O programa é destinado a famílias com renda per capita até meio salário mínimo, com prioridade para os mais necessitados (renda per capita até R$ 70). Uma das condições do programa é a participação da família em atividades socioeducativas visando a superação das situações que geraram a insegurança alimentar.
O benefício será concedido pelo período de seis meses a um ano, tempo em que serão desenvolvidas atividades de capacitação e geração de renda das famílias, visando sua emancipação. Cada família terá direito a um cartão eletrônico para o qual serão creditados mensalmente R$ 70.
A compra deverá ser feita nos supermercados de São José dos Campos a serem credenciados.
Para ter acesso ao benefício, a família deverá ser avaliada pelas assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Unidades de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social. Se a família atender aos critérios do programa será encaminhada para inserção e acompanhamento na rede de atendimento. Inicialmente o programa atenderá 6 mil famílias por mês, distribuídas por todo o município.
Com a implantação do Social Alimenta, a Prefeitura deixa de fornecer cestas básicas, dando às famílias autonomia para escolha dos produtos necessários, respeitando suas preferências, hábitos e cultura. Indiretamente, o programa também proporcionará o aquecimento do comércio local.
O programa será implantado no início de 2012, assim que encerrar o processo de licitação para credenciamento da empresa que irá gerenciar o sistema dos cartões eletrônicos. 

Qualificação
O Social Educa é um programa destinado à capacitação das pessoas de baixa renda e baixa escolaridade. Serão oferecidos workshops e oficinas com duração de oito horas nas Unidades Regionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e CRAS.
A Prefeitura está contratando o Senac para aplicar as atividades que preparam os profissionais para o mercado de trabalho. As inscrições devem ser feitas nas unidades do CRAS, a partir da semana que vem.  Por ano, serão oferecidas 2.500 vagas gratuitas.

Veja mais no site da prefeitura: www.sjc.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário